sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dia de São Valentim e Dia da festa Da fertilidade da Natureza



Recordo-me dos tempos em que vivi na cidade de Toronto . Já lá vão uns bons quarenta anos. Naqueles anos, o Dia dos Namorados aqui em Portugal era pelas Festas Juninas de Santo António e em França, celebrava-se Santa Catarina, em Novembro salvo erro, com igual fim de encontrar bom esposo e constituir família. Mas, como ia dizendo, no Canadá, já havia o "Valentine's Day". Era um dia especial para todos, particularmente para os mais novitos, porque trocávamos entre amigos, amigas e companheiros de escola, uns bonitos cartões em que se perguntava "Will you be my Valentine?".Coleccionadora de postais que sou, ainda guardo alguns dessa época de meninice.

De há uns anos a esta parte, o comércio tem-se aproveitado de tudo para vender o seu produto e assim nasceu a moda do Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro. Na verdade, este dia, não faz parte de qualquer tradição pagã ou religiosa do nosso país. Foi importada dos países anglosaxónicos, o que dá imenso jeito para as empresas hoteleiras, joalheiras , livreiras, lojas de flores, de perfumes, de cartões e de peluches... e por aí fora . O país , logo após o Carnaval, encheu-se de flores e de corações vermelhinhos, uns com mais glitter do que outros. Há que celebrar o amor e os enamorados. Está certo... Ou não...

Na verdade, São Valentim foi decapitado em 273, no tempo do imperador Cláudio.Há quem julgue que foi devido ao facto de ele ter casado em segredo certos casais, evitando assim que esses jovens soldados partissem para as legiões. Não confirmo nem desminto. É apenas o que tenho lido. Também existe uma segunda versão, datando da idade média em que São Valentim teria vindo substituir a festa pagã da fertilidade da Natureza.

Seja como for, o Amor merece muito mais do que um dia e o que devemos celebrar, todos os dias do ano, é o AMOR em todas as suas vertentes. O AMOR pelo Outro, pelo pai, pela mãe, pelos filhos, pelos animais, pelas flores, pelas florestas, pelos rios e oceanos, por tudo o que o Universo nos oferece , quantas vezes de forma gratuita, e nós nem sequer nos dignamos agradecer. Celebrar sem ursinhos com corações e sem laçarotes. Celebrar o Amor dos amigos, dos pobres, dos sem-abrigo, dos brancos, dos pretos, dos amarelos, dos que são de uma etnia diferente, de uma outra religião ou filosofia. Isso sim ! Isso é que é cantar o Amor, cantar a Paz, cantar o Planeta, cantar o Divino!

Estar apaixonado, enamorado, encantado... é delicioso. Mas há todo o GRANDE AMOR com toda a sua dimensão ambiental, social e espiritual!

São Valentim, é a 14 de Fevereiro, mas como eu amo o AMOR, deixo-vos um abraço aqui, para hoje e para todos os restantes dias das nossas vidas de sempre!

Namastê!
Com muita LUZ!

Clotilde







1 comentário:

Kalinka disse...

HOJE LI:
Recordo-me dos tempos em que vivi na cidade de Toronto. Já lá vão uns bons quarenta anos. no Canadá, já havia o "Valentine's Day". Coleccionadora de postais que sou, ainda guardo alguns dessa época de meninice.

CLOTILDE:
que engraçado...já falei no meu blog da minha viagem de férias ao Canadá, nunca reparei que tivesse deixado algum comentário dizendo que viveu em Toronto...
Também eu sou coleccionadora de postais!!! Tantas coisas em comum.